A situação de Arujá em relação às chuvas pode ser considerada preocupante, uma vez que o município registrou em apenas um dia 20 ocorrências de alagamentos e quedas de muros ou árvores. O relatório foi informado pela prefeitura, ontem, e é referente à última segunda-feira, quando 80 milímetros caíram sobre a cidade. O quadro do município vem sendo normalizado, isto porque o trabalho de limpeza das bocas de lobo e galerias, realizado rotineiramente, foi fundamental para o escoamento das águas.
Além disso, as escolas municipais que iniciariam o ano letivo na manhã da segunda-feira, tiveram as atividades suspensas. De acordo com a prefeitura, o retorno das aulas está previsto para a próxima segunda. O tráfego de veículos também ficou prejudicado no km 196 da rodovia Presidente Dutra (BR-116), na pista sentido Rio e Janeiro, em função do transbordamento do córrego dos Índios, das 17h11 até às 19h37.
Outro fator que pode gerar riscos aos moradores é o contágio da leptospirose que também cresce com o aumento das chuvas. Para evitar que problema se propague é necessário procurar os Prontos Atendimentos Centrais ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS). (T.M)