A Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos encerrou no último sábado, 25 de janeiro, fiscalizações em várias tabacarias da cidade para averiguação de questões documentais e obrigações legislativas. No ano passado, o órgão capacitou os donos destes estabelecimentos e ainda visitou os locais, deixando recomendações a serem aplicadas para regularização dos comércios. As fiscalizações de janeiro deste ano tiveram o objetivo de checar se as determinações foram ou não adotadas.
Nos dias 17, 24 e 25 de janeiro foram visitadas 18 tabacarias. Cinco delas, que já haviam sido notificadas anteriormente, encerraram suas atividades, e em outras quatro a equipe da Vigilância lavrou o termo de interdição, pois não atenderam às especificações necessárias. Os outros nove estabelecimentos viraram adegas, por isso, a partir de agora, os donos devem regularizar os locais dentro desta categoria, também cumprindo prazos determinados pela Vigilância municipal.
Vale destacar que este trabalho de capacitação e conscientização dos proprietários devem continuar este ano, com mais formações abordando projetos, documentação, alvarás, licenças, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), laudos, empresa, etc, e com inspeções por parte da prefeitura para cumprimento das legislações vigentes.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, a ação foi positiva, mas ainda falta uma conscientização mais evidente frente a estes estabelecimentos. "Conseguimos atingir nosso público-alvo, mostramos com quais obrigações estas tabacarias devem estar em dia e foi uma ação muito satisfatória. Mas ainda percebemos certa aversão não só por parte dos donos, mas também por parte dos frequentadores destes locais, que devem exigir estar em um lugar seguro, que se apresente de forma correta frente às legislações, afinal não estamos apenas falando de documentos, mas principalmente de saúde e segurança", afirmou Priuli.