Após Mogi das Cruzes ter notificado um possível caso do coronavírus no município, anteontem, as cidades da região decidiram ampliar a atenção para o problema, intensificando a orientação nos postos de saúde. Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos explicaram que, por enquanto, não há nenhuma suspeita registrada nos municípios, mas apontam que a atenção precisa ser redobrada.
Na tarde de anteontem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou que uma estudante de 22 anos, que está no município, poderia ser mais uma suspeita do coronavírus. A jovem chegou no domingo de Wuhan, na China, cidade que possui o maior número de casos da doença. Ela apresentou alguns sintomas, mas nenhum deles está relacionado ao vírus. A estudante foi atendida e atualmente está em repouso em sua residência, recebendo a medicação necessária.
A Prefeitura de Ferraz e a Vigilância Epidemiológica do município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, apontou que no momento o município não possui nenhuma notificação de coronavírus. O município, porém, estuda ações para caso seja necessária uma intervenção.
As ações feitas por Ferraz de Vasconcelos até agora se tratam em informar o corpo de enfermeiros e também os profissionais da saúde sobre o vírus. A prefeitura também apontou que deverá realizar uma reunião, ainda nesta semana, com os servidores municipais para tratar sobre o assunto.
Em Suzano, por enquanto não há notificações ou suspeitas do vírus. A prefeitura explicou que em todos os 23 postos de saúde do município, os usuários e pacientes recebem orientações para prevenir a transmissão de doenças respiratórias, apontando também que todas as unidades estão preparadas para o eventual atendimento.
Já a Prefeitura de Poá apontou que a Secretaria de Saúde do município está realizando reuniões com os órgãos competentes da região e que também conta com todo apoio técnico do Estado sobre o assunto, mas, por enquanto, não há notificações ou suspeitas do vírus na cidade.
Mundo
Nos números atualizados ontem pelo Ministério da Saúde, o país possui até o momento nove casos suspeitos da doença e nenhuma confirmação. Durante a apresentação dos dados, a Pasta também apontou um total de 43 casos notificados no país inteiro, sendo possivelmente um em Mogi. Até o momento, são 7.818 ocorrências confirmadas no mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem que os casos do coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional, que coloca o vírus na mesma categoria da Gripe Suína (H1N1), o Zika Vírus e também a febre Ebola. O vírus possui sintomas semelhantes ao resfriado, como infecções das vias aéreas superiores e febre; em casos mais graves, pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
*Texto supervisionado pelo editor.