Em reunião com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Cesar Tagliavini, o deputado Estevam Galvão (DEM) obteve a confirmação de que o governo do Estado iniciará as obras na estrada da Duchen em até 15 dias. "O contrato com a empresa vencedora da licitação (Compec Galasso), já foi assinado. Estávamos aguardando a publicação do orçamento estadual, que já aconteceu. Agora o Estado fará o empenho dos recursos e daremos a ordem de serviço para o início efetivo das obras, que deverá acontecer em até 15 dias", afirmou o superintendente. A Compec Galasso venceu a concorrência com proposta no valor de R$ 4,1 milhões.
As obras serão totalmente custeadas pelo Estado e incluem a pavimentação de toda a estrada vicinal - cerca de 4,3 quilômetros de extensão - e alteamento de aproximadamente 200 metros de pista, com tubos de concreto, para dar vazão à água. "De acordo com o Edital nº 137/2019-CO, que trata desta concorrência pública, a empresa vencedora realizará ainda melhorias no sistema de drenagem e nova sinalização. É uma obra completa, que garantirá aos moradores e comerciantes locais condições de tráfego, segurança e o fim dos alagamentos", apontou o deputado.O prazo de execução das obras é de seis meses.
A demanda chegou até o deputado no final de 2018, através de um grupo de moradores da Duchen. Ciente da necessidade da obra, Estevam recorreu ao governo do Estado. "Apesar de ser uma estrada vicinal e portanto de responsabilidade da prefeitura, a cidade não tem condições de arcar com o custo da obra. Pedimos ajuda ao governador João Dória (PSDB) e fomos atendidos", relembrou Estevam.
O estudo para pavimentação e elevação do trecho alagado foi apresentado pelo deputado e pelo engenheiro do DER, Edson Tardelli, em 10 de março do ano passado.