Menos de 48 horas da saída oficial da secretária Valéria Kovac, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos anunciou a nova representante da pasta municipal. Trata-se da diretora da Educação, professora Sônia Regina Fernandes Afonso, que também comandou a Secretaria de Educação em Poá, na gestão do então prefeito Marcos Borges.
O anúncio da decisão da ex-secretária Valéria se deu na última quinta-feira à noite, em nota encaminhada à Imprensa, na qual ela afirmou não se sentir à vontade para seguir determinações adversas ao que ela pensa e defende em prol da educação municipal. Por este motivo, a educadora optou por se retirar do primeiro escalão do governo do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta (PRB).
Valéria disse ainda que, desde 2017, mesmo enfrentando uma série de dificuldades, tendo à disposição recursos escassos, conseguiu avançar em suas metas. Ao longo de sua gestão, conseguiu reformar creches, retomar obras paradas, dentre outras realizações.
A ex-secretária ainda lamentou "a desconfiança que surgiu sobre a política nos últimos anos" e reforçou que sempre trabalhou muito durante o período em que esteve à frente da pasta. "Saio com o sentimento de dever cumprido, e, ao mesmo tempo aliviada, por ter feito o meu melhor, de maneira transparente, honesta e técnica, em prol dos mais de 21 mil estudantes que frequentam as 59 escolas da rede municipal de ensino", completou em nota.
Compromisso educacional
Enquanto secretária de Poá, Sônia Regina foi responsável por diversas atividades da administração municipal, como palestras e simpósios. Já como diretora de departamento da Educação de Ferraz, foi responsável pela realização do 1º Simpósio de Educação Inclusiva da cidade, que contou com a presença de mais de mil professores da rede de ensino, além de diretores de escolas e equipe técnica da pasta.