As inscrições para o edital de territórios culturais do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac) se encerram hoje. O período de cadastro, que a princípio se encerraria na semana passada, foi prorrogado por alguns dias, para permitir que mais proponentes se inscrevam ou concluam as suas inscrições. O edital prevê a seleção de cinco projetos, que poderão receber o valor de R$ 60 mil cada.
Podem se inscrever espaços culturais com sede e atuação em Mogi das Cruzes, que sejam geridos de forma autônoma, não tenham fins lucrativos, nem qualquer ligação com entidades públicas ou corporações privadas. O espaço deve se dedicar à prática de linguagens artísticas e precisa estar legalmente ocupado há pelo menos dois anos, com a devida anuência do proprietário e reconhecimento por parte da comunidade do entorno.
Os projetos devem contemplar ações como manutenção ou custeio do espaço ou atividades de formação (oficinas, workshops, cursos, palestras, reuniões, debates) ou difusão artística (apresentações, intervenções, ensaios).
As inscrições são feitas por meio do sistema on-line, disponibilizado no site da Secretaria de Cultura e Turismo. Na plataforma, estão disponíveis o edital e todas as informações necessárias aos candidatos. É fundamental que o proponente conclua o preenchimento dos dados do projeto, pois propostas não finalizadas serão inabilitadas.
Além de inserir dados do projeto, os candidatos terão de enviar, via upload, documentos referentes ao espaço cultural e a seu presidente ou representante legal. Assim que a inscrição estiver concluída, será gerado um número de protocolo, que passará a ser a identificação oficial do projeto na plataforma do Profac. Cada proponente poderá enviar um projeto.
A análise será feita pela Comissão de Análise de Projetos (CAP), com base na relevância e mérito das propostas. O Profac Territórios faz parte dos 15 editais do Profac 2020, que visam financiar 43 projetos culturais, com a quantia total de R$ 720 mil.