A partir desta sexta-feira será obrigatório o emplacamento de placas Mercosul nas cidades do Alto Tietê. A medida se enquadra somente para veículos novos, aqueles que irão realizar a substituição de placa, mudar a categoria do automóvel ou trocá-lo por conta de furto; e também para aqueles que forem transferidos de município.
A determinação, que havia sido definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no dia 28 de julho do ano passado, entrará em operação a partir desta sexta-feira em diversos Estados do país. Até o momento, apenas dez Estados já utilizam o novo modelo.
De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran) de São Paulo, o motorista que queira trocar a placa cinza para o novo modelo poderá entrar em contato com a unidade do município para fazer a mudança.
O departamento também informou que os preços de referência das novas placas do Mercosul oscilam entre os valores máximos, de
R$ 138,24, que considera o par de placas de identificação de carros, ônibus e caminhões, e médios, de R$ 114,86, para a placa avulsa ou de identificação de motocicletas.
No entanto, o Detran explicou que a estampagem, a comercialização e a instalação das placas serão serviços prestados diretamente pelas empresas que são credenciadas pelo Detran.SP e cabe a essas instituições determinar os valores.
*Texto supervisionado pelo editor.