A intenção da Prefeitura de Mogi das Cruzes é continuar avançando nas tratativas com outras cidades ao redor do mundo para que a irmandade se transforme em benefícios para os mogianos. Mogi agora avança para ser cidade-irmã de Yongkang, na China. As conversas começaram em junho de 2019, durante visita do vice-prefeito Juliano Abe (MDB) e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes.
No início de novembro do ano passado, o secretário Moraes esteve no Canadá, onde iniciou a proposta de irmandade com a cidade de Oshawa, que tem características parecidas com as de Mogi.
Oshawa se destaca pelas universidades que recebem alunos de vários países, apoio às startups, tecnologia e agricultura. Lá, também foram fechadas parcerias com a incubadora Spark Centre para um intercâmbio com as startups do Polo Digital de Mogi das Cruzes, iniciativa da prefeitura, e a universidade Durham College com o objetivo de receberem mogianos que queiram estudar o inglês ou um dos cursos oferecidos pela instituição. (F.A.)