Como alternativa para desafogar a superlotação de gestantes na Maternidade da Santa Casa de Mogi das Cruzes está sendo construída a Maternidade Municipal, em Braz Cubas. No entanto, a estrutura na rua Francisco Affonso de Melo está prevista inicialmente para ser concluída em até dois anos e meio, de acordo com planejamento da prefeitura.
A proposta é, de fato, diminuir a demanda elevada existente há anos na Maternidade da Santa Casa, referência para outros municípios do Alto Tietê. As obras estimadas em R$ 35,1 milhões foram iniciadas em 16 de novembro do ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apenas a terraplanagem foi feita, visto que a construção ainda está em fase inicial.
Atualmente, a Santa Casa possui o total de 38 leitos disponíveis para gestantes, que são compartilhados entre pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e de outros convênios médicos. Por este motivo, a superlotação é frequente. Na nova Maternidade Municipal as mães terão 89 leitos disponíveis, o que deve reduzir a superlotação na Santa Casa. (T.M.)