Após a notificação de um caso suspeito do coronavírus em Mogi das Cruzes, feito pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira, moradores estão apreensivos com a possibilidade da doença ser confirmada na região. Mesmo com a presença constante na mídia, muitas pessoas não estão por dentro do assunto. O fato de se saber pouco sobre o vírus, aliado à notificação realizada pela Pasta do município, acabou acendendo o alerta das pessoas.
Para o autônomo Edson Costa, 42 anos, a população brasileira não está preparada para enfrentar uma possível epidemia. "É preocupante ver a forma em que este vírus está circulando pelo mundo de uma forma muito rápida", comentou.
Porém, para a aposentada Maria do Carmo, 52, mesmo com a preocupação da população, o importante no momento é a prevenção. "Da mesma forma que tivemos um receio com doenças como a dengue, temos que nos prevenir agora. O cuidado que temos de ter deve ser redobrado, principalmente na parte de higiene", explicou.
A dona de casa Samantha Aparecida, 34, tem a mesma opinião de Edson. Para ela, se a China, epicentro da doença, é considerada uma nação desenvolvida e está tendo dificuldades para conter o vírus, o Brasil terá o mesmo quadro. Segundo ela, enquanto não houver vacinas para combater o coronavírus, a melhor forma de proteger é a prevenção, como a higienização constante das mãos, por exemplo.
* Texto supervisionado pelo editor.