Diversos laboratórios estão recolhendo do mercado medicamentos à base de cloridrato de ranitidina, usado no tratamento de úlcera gástrica, devido ao risco de contaminação de uma substância que pode causar câncer. As empresas estão pedindo que as farmácias de Mogi das Cruzes e do resto do país não comercializem o medicamento.
No centro da cidade, algumas farmácias informaram à equipe de reportagem do Grupo Mogi News que já haviam recebido uma notificação, há cerca de um mês, para retirar o medicamento e guardá-lo para um possível recolhimento.
O gerente de uma farmácia, Ricardo Alves da Silva, explicou que, quando recebeu a notificação, o estabelecimento possuía apenas uma unidade em estoque, que já foi reservada para o recolhimento. "Nós ficamos sabendo há uns dois meses, mas, naquela época, não tínhamos uma alta quantidade do produto", disse.
Outros farmacêuticos explicaram que deixaram de receber os produtos com a base de cloridrato de ranitidina. "Vamos esperar a situação ser resolvida, para, então, começar a receber e, em seguida, voltarmos a vender o medicamento", destacou Silva.
A equipe de reportagem encontrou o medicamento em uma das farmácias do centro de Mogi, no entanto, os funcionários do estabelecimento explicaram que o produto já estava sendo separado para não ser comercializado.
Para aqueles que adquiriram algum lote do medicamento, a prefeitura recomenda aos consumidores que mantenham a embalagem original do produto, mas não o utilize. Ele deve ser retornado à farmacêutica, que irá fazer o ressarcimento dos valores pagos.
*Texto supervisionado pelo editor.