Pergunta
Na esteira das movimentações políticas previstas daqui para os próximos meses, de olho nas eleições municipais de outubro, tem muita gente atenta - diga-se de passagem, bem atenta - aos passos a serem dados, ou melhor, aos possíveis anúncios a serem feitos pelo prefeito Marcus Melo, do PSDB. A pergunta que não quer calar é: O tucano sai ou não candidato à reeleição este ano?
Tangente
Em 2019, só para lembrar, em todas as oportunidades que as equipes do Grupo Mogi News questionaram o prefeito sobre a possível candidatura, ele - de forma educada, mas direta - procurava encerrar o assunto, se limitando a dizer que não era o tempo para tratar disso. Na insistência, esboçava apenas um sorriso de canto de boca. Agora que 2020 está aí, não há como adiar muito a decisão. Hora ou outra, a resposta vem.
Eleitorado
Toda a expectativa em relação à candidatura ou não de Marcus Melo - e, em caso negativo, aos apoios a serem dados por ele - não é à toa. Faz sentido. É o atual prefeito e tem aí seus feitos para serem avaliados, positiva ou negativamente, pela população. Ele se elegeu em 2016 na primeira vez em que se candidatou a um cargo público, levando 64% dos votos. Mais de 129 mil mogianos votaram no tucano.
Avaliação
Resta saber se esse eleitorado se mantém fiel, aprovando a sua gestão. É claro que, como todo governante, Melo é alvo de críticas, mas não se tem conhecimento de uma rejeição sistêmica da população ao seu mandato. E olha que, em se tratando da região, esse já é um grande mérito, haja vista que em determinadas cidades, só de ouvir o nome do prefeito em exercício, muita gente torce o nariz.
Concorrência
Por outro lado, deve-se considerar que, assim como Melo, há outros nomes bem colocados e com boa aceitação junto aos mogianos. Alguns mais experientes e outros, nem tanto. Fato é que estes têm reais possibilidades de briga - no bom sentido, espera-se - pelos votos.