Mogi das Cruzes sedia amanhã, a partir das 8 horas, o seminário O Papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social - Grande São Paulo Leste (Drads GSPL), e direcionado para conselheiros e profissionais de toda a região.
O objetivo é oferecer capacitação e apoio técnico aos novos conselheiros tutelares para a gestão 2020-2023. Na abertura, estarão presentes o prefeito Marcus Melo (PSDB), a coordenadora de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Simone Cristina de Melo Bompani Malandrino, e o diretor regional da Drads, Audrey Rodrigues.
Na sequência, o público terá cinco palestrantes de representação na área jurídica: Dora Aparecida Martins, desembargadora e membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Gióia Perini, juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Mogi das Cruzes; Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro, promotora de Justiça da Infância e Juventude, membro da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude do Ministério Público do Estado; Ana Carolina Oliveira Golvim Schwan, defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado da Infância e Juventude do Estado; e Diego Euflauzino Goularte, presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
"A maioria dos conselheiros tutelares estão assumindo pela primeira vez e uma ampla capacitação é muito importante para o trabalho que irão desenvolver nos próximos anos", explicou o diretor da Drads, ressaltando a riqueza do conteúdo que será abordado no seminário. "Os palestrantes certamente trarão conteúdo diferenciado aos participantes", completou.
Em Mogi, os novos membros do Conselho Tutelar foram empossados no último dia 13. Tomaram posse 30 conselheiros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, para atuar nas unidades do centro, Braz Cubas e Jundiapeba. A eleição dos novos conselheiros foi realizada em 6 de outubro e contou com o voto aberto de 6.172 eleitores, dos quais 6.114 realizaram nominais, nove brancos e 49 nulos.
O seminário é direcionado para novos conselheiros tutelares dos dez municípios de área de abrangência da Drads, profissionais de Assistência Social, entidades sociais que atuam na área e outros interessados. A inscrição pode ser feita gratuitamente pelo https://forms.gle/6KLPh6rBn6DJCUU36 ou diretamente no evento.