A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu ontem a "Virada Inclusiva - 2019", que teve como tema "VI Festival Interno da Alegria: Somos Todos Iguais na Diferença". O evento, que reuniu mais de cem pessoas, ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monteiro Lobato, no bairro Jardim Pérola.
Na oportunidade, não só os alunos da instituição, mas também convidados da Associação de Mães dos Autistas (AMA) de Ferraz e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), puderam aproveitar e participar de atividades como atletismo, bocha, dama, dominó, basquete, tênis de mesa e futebol, sendo todas as modalidades adaptadas. Outra atividade foi o cinema inclusivo.
O objetivo, segundo a pasta, foi promover a integração dos alunos da unidade com os moradores que frequentam o Parque Municipal Nosso Recanto, pois a escola fica no interior do local, e com as entidades convidadas, bem como estimular a participação da pessoa com deficiência na prática esportiva, recreativa e cultural independente da idade, proporcionando maior qualidade de vida e valorizando atividades que contribuam para o aprimoramento psicomotor e social dos participantes.
Além dos muros
De acordo com a titular da Pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, a "Virada Inclusiva" deve ser levada muito além dos muros da escola. "Nós fazemos questão de realizar este evento todos os anos para realmente promover a integração, a inserção dos nossos alunos com deficiência, mas esta ideia deve ser levada para fora dessa ação específica, afinal a inclusão é um assunto de extrema importância, que infelizmente ainda estamos atrasados em alguns aspectos, mas se todos nós nos preocuparmos um pouco que seja, já faremos diferença na vida de tantas pessoas com deficiência", afirmou Valéria.
II Mostra EJA
A Secretaria de Educação de Ferraz também promoveu a "II Mostra da Educação de Jovens e Adultos" (EJA), na Emeb Maria Inês Gurge, no Núcleo Itaim. Os alunos das Emebs Prefeito Helmuth Hans Louis Baxmann, Halim Abissamra e Ruy Coelho, unidades que oferecem esta modalidade de ensino no município, tiveram o tema sustentabilidade e empreendedorismo para desenvolver os trabalhos apresentados, aplicando tudo o que foi aprendido durante o ano letivo. Entre as atividades da noite, estiveram dança, teatro, paródias, acrósticos, coral, entre outras. Essa ação ocorreu anteontem.