O Bairro Feliz, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes que leva diversão, lazer e serviços sociais aos bairros da cidade, encerrou o ano de 2019 atingindo a marca de 27 edições. Ao todo, o programa beneficiou mais de 74 mil pessoas entre os dias 16 de março e 15 de dezembro, com uma média de 2,7 mil pessoas por edição.
"O Bairro Feliz é de extrema importância para o município, pois aproxima dos moradores de bairros mais afastados serviços sociais, como emissão de RG, vacinação antirrábica para animais domésticos, orientações de assuntos jurídicos, entre outros", comentou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Melo ainda lembrou da diversão que o programa oferece às crianças. "Em todas as edições do Bairro Feliz, brinquedos infláveis são montados para que as crianças possam usufruir de momentos de lazer e diversão", completou.
O Cuida Mogi realizou nos bairros que receberam o programa mais de 85 mil metros quadrados de capinação e roçada, além de 17 mil metros quadrados de limpeza e nivelamento de valetas, 45 mil metros quadrados de raspagem de guias e sarjetas e 15 mil metros de nivelamento e limpeza de estradas vicinais.
Além destes serviços, o Cuida Mogi realizou serviços de pintura de guias e lineares, revitalização horizontal de solo, reparo de asfaltos, limpeza de placas de regulamentação, remoção de lixos e entulhos e pintura de faixa de pedestres. O programa Ilumina Mogi fez a alteração e manutenção de 375 pontos diferentes para o Bairro feliz.
Além dos brinquedos infláveis, o Bairro Feliz promoveu para as crianças a distribuição de pipoca e algodão doce. Além disto, os pequenos ainda puderam aprender sobre a educação no trânsito por meio da Escolinha Mirim de Trânsito, que atendeu 9,2 mil crianças em todas as edições.
Para os Pets, 5 mil vacinas antirrábicas foram aplicadas em cães e gatos de forma gratuita. 1,5 mil animais foram cadastrados para a castração e 4 foram adotados.
Na área da saúde, foram realizadas 1,6 mil aferições de pressão arterial e testes de glicemia, 900 testes de HIV/Aids, 76 exames de Papanicolau, 8 coletas de sangue e 6 atendimentos nas ambulâncias que estivem de prontidão nos locais em que aconteceram o Bairro Feliz.
A Educação levou alunos e ex-alunos do Crescer para prestar serviços de corte de cabelo, limpeza de pele e esmaltação de unhas.
O Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Móvel esteve à disposição para fornecimento de segunda via de carnê do IPTU, serviços do Semae, ISS, cartões SIS e SUS, cartão de estacionamento para idoso e cartão SIM. A Secretaria de Finanças prestou serviços de cobrança amigável, atualização de cadastro e informações de Cadastro Imobiliário.
A unidade móvel do Semae prestou serviços de alteração de titularidade de conta, alteração e cancelamento de endereço de entrega, emissão de segunda via, cancelamento de débito automático e solicitações para vistoria, aferição de hidrômetro, nova ligação, religação, troca de registro, reativação/inativação de ligação, parcelamento de dívidas e revisão de faturamento.
A população também teve à disposição Emprega Mogi, Procon, sala de informática, unidade móvel da Assistência Social, Meio Ambiente, exposição de artesanato, entre outras ações.