O prefeito Marcus Melo (PSDB) esteve na Vila Nova União na noite da última segunda-feira para informar aos moradores sobre os mais recentes desdobramentos dos trabalhos da administração municipal no bairro. A grande notícia foi o fato de que a Prefeitura quitou os pagamentos referentes à aquisição da área, portanto agora o município é o proprietário do núcleo, o que afasta em definitivo qualquer risco de despejo às mais de mil famílias que lá moram.
"Pagamos a primeira parcela em janeiro deste ano e quitamos em julho, portanto agora a Prefeitura é a dona dessa área, o que significa que nenhum de vocês precisa mais se preocupar com o risco de perder a casa. Já estamos há anos trabalhando no bairro e agora, que temos a propriedade, estamos iniciando uma nova fase, que é a regularização fundiária", destacou o prefeito, que pediu a paciência e a colaboração dos moradores nessa nova etapa.
"Os técnicos já iniciaram os trabalhos de levantamento planialtimétrico cadastral e, na semana que vem, começarão a bater na porta de cada um de vocês, para fazer as medições necessárias e depois, em um segundo momento, para colher as informações que vão integrar o cadastro socioeconômico. Entendam que esse é um trabalho que tem como único objetivo beneficiar a todos vocês, portanto colaborem, recebam os técnicos e passem a eles as informações corretas e necessárias", pediu o chefe do Executivo mogiano.
O prefeito lembrou também de todos os investimentos e o empenho que a Prefeitura já dedicou à Vila Nova União, destacando que isso representa a continuidade desse trabalho. Além de prestar apoio às famílias na disputa judicial contra os antigos proprietários da área, a Prefeitura já fez cadastro socioeconômico na área, levantamento planialtimétrico cadastral, cadastramento fiscal e desenvolveu um projeto para a urbanização do núcleo, além de celebrar convênios com os entes públicos estaduais e federais, para a obtenção dos recursos necessários à urbanização e regularização fundiária da área.
A regularização fundiária tem um prazo estimado de 36 meses para que seja totalmente concluída, porém a expectativa da Prefeitura é que haja um bom andamento nos serviços e já em 2020 os primeiros títulos possam ser entregues.