Sob nova presidência a partir de janeiro, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que será representado pelo prefeito Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), já possuí propostas claras para o futuro. Dentre elas, o novo presidente deseja realizar encontros mensais com secretários do governo do Estado, visando uma maior aproximação entre os municípios da região e o Executivo estadual.
A proximidade política entre o prefeito Melo e a alta cúpula estadual, como o governador João Doria (PSDB), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e o secretario de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, foi assunto tratado na coletiva de imprensa, sendo um dos fatores determinantes para a escolha do prefeito mogiano como representante do Condemat. "Nosso compromisso é manter o trabalho efetivo que vem sendo feito nos últimos anos e vou trabalhar para fortalecer o vínculo com o Estado", destacou o presidente eleito pelo consórcio.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), que segue no cargo até o dia 1º de janeiro, reforçou os trabalhos realizados em sua gestão, que começaram na estrutura da entidade, que se tornou executiva e, com isso, reunir condições para a realização de projetos, inclusive a captação de financiamentos e a criação de novas Câmaras Técnicas, das quais podem se destacar Esportes e Turismo. De acordo com o atual presidente, uma das grandes conquistas recentes é o estudo que visa o pagamento por serviços ambientais (compensação financeira) aos municípios produtores de água ou com restrições por conta dos mananciais. "Fico muito feliz de estar entregando o cargo para alguém que além de um grande prefeito e ótimo gestor, é um grande amigo", destacou Ashiuchi.
A inclusão do município de Santa Branca no Condemat também foi discutida e, segundo o prefeito Melo, futuro presidente do consórcio, as demandas e problemas do novo integrante são semelhantes às das outras cidades. "As cidades tem históricos e características próprias, mas todas têm os mesmos desafios. Essa estrutura de consórcio dá algumas possibilidade para as cidades menores que, caso contrário, não teriam condições de oferecer alguns serviços para seus moradores", destacou Marcus Melo.
Galeria
Ainda na manhã de ontem, foi inaugurada uma linha do tempo do Condemat, bem como a galeria de ex-presidentes que, desde 2010, assumiram o consórcio. Abel Larini, ex-prefeito de Arujá e primeiro representante do Condemat, afirmou que houve uma significativa evolução nos trabalhos realizados pelo grupo de cidades ao longo da década. "Talvez no Estado sejamos o segundo maior consórcio, estamos evoluindo", destacou.