Neste ano, a EDP São Paulo recuperou cerca de 43 mil megawatts (MWh) irregulares no Alto Tietê. A energia desperdiçada e utilizada na prática dos famosos "gatos" que, além de perigosos e formarem um emaranhado de fios elétricos nos postes espalhados pela cidade, têm volume suficiente para abastecer um município com 360 mil habitantes por um mês. De acordo com a empresa, foram realizadas cerca de 24 mil inspeções em oito municípios da região em 2019.
Nos últimos quatro anos de serviço nos municípios do Alto Tietê, exceto em Santa Isabel e Arujá que são administradas por outra concessionária, a EDP investiu cerca de 160 milhões no combate às fraudes e ligações clandestinas. No mesmo período, em todo o Estado de São Paulo, foram investidos 210 milhões em recuperação de ligações clandestinas.
Segundo o diretor geral da EDP, Marney Antunes, diversos problemas surgem quando o consumidor se utiliza de formas irregulares para captar energia. "Nós investimos bastante neste assunto, porque isso altera os valores pagos pelos consumidores regulares e causa interrupções e instabilidades no fornecimento de todos os clientes. Além disso, trata-se de uma prática criminosa que coloca famílias em risco, principalmente as mais vulneráveis", apontou.
Durante os atendimentos realizados na região, também foram feitas substituições de 12 mil lâmpadas para emissores mais atuais, como os de LED. Os serviços foram realizados aos moradores de comunidades, poupando 1.188 megawatts de energia, o equivalente ao consumo médio anual de mais de 495 famílias.
Operação Verão
A EDP lançou ontem a Operação Verão, válida para todo Estado de São Paulo, em evento realizado em Poá. O trabalho tem como objetivo minimizar o impacto do clima ao fornecimento de energia aos moradores. Durante o evento, também foi divulgado que no ano de 2019, foram investidos 40 milhões no Alto Tietê, com foco na expansão e modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento.
O evento reuniu o prefeito de Poá, Gan Lopes (PL), representantes da EDP, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Clima Tempo e também vereadores do município, a Defesa Civil de Suzano, entre outros participantes.
*Texto supervisionado pelo editor.