O primeiro Festival das Lanternas, o Tyoutin Matsuri, promovido pelo Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji em prol da manutenção do histórico prédio, uma das principais estruturas da religião oriental no continente americano, ocorre amanhã em Suzano. O evento, organizado por um grupo de apoiadores e com apoio da administração municipal, será das 11 às 20 horas e promete pratos e bazares típicos e programação musical. A entrada é gratuita.
O evento tem a atuação de voluntários, com o apoio da Prefeitura de Suzano, e visa angariar fundos para a manutenção elétrica das instalações, entre outras melhorias. A festa contará com a presença de diversos grupos e artistas que devem se apresentar ao longo do dia.
Um dos momentos mais esperados é o acender das lanternas, que representa gratidão ao ano que se encerra e prosperidade para o novo ciclo que começa. O ato está previsto para acontecer às 18h15. Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o evento também é motivo de orgulho. "Será uma grande oportunidade para reforçar os aspectos históricos e religiosos que tanto contribuíram para a identidade suzanense", disse.
O templo está localizado na estrada dos Fernandes, 1.927, no bairro Jardim Casa Branca.