A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu um passeio para a praia com 34 pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), na semana passada. A viagem teve como destino a cidade de Bertioga e visou a socialização, lazer e o fortalecimento de vínculos.
A concentração ocorreu no próprio equipamento, localizado na Vila Romanópolis. De acordo com a coordenação do Caps, a ideia da atividade veio a partir da possibilidade destes indivíduos acessarem outros espaços, considerando que alguns deles nunca tinham ido à praia e por meios próprios seria mais difícil.
A coordenadora da Saúde Mental ferrazense, Cláudia Medeiros Santos, disse que a ação alcançou seu objetivo e que, com certeza, fará diferença no cotidiano deste pacientes. "O objetivo era que eles socializassem, e isso foi alcançado. Eles conheceram um lugar de novo, tiveram um contato mais íntimo com a natureza e puderam viver coisas novas, o que impacta diretamente na forma de como eles lidam em meio a sociedade e outras situações do dia a dia", afirmou Cláudia.
Vale lembrar que o Caps II é destinado ao atendimento de pacientes com transtornos mentais graves e recorrentes, que necessitam de tratamento mais intensivo. No local, é possível encontrar o tratamento para distúrbios que estão mais ligados ao suicídio como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
O serviço conta com equipe multiprofissional, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos e funciona de portas abertas, conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, não há necessidade de encaminhamento e o paciente pode procurar o serviço livremente, quando possível com um familiar para passar no acolhimento. A pessoa é avaliada e em seguida é montado um projeto terapêutico singular para o paciente e realizados os encaminhamentos
necessários.