Em audiência com o deputado Estevam Galvão (DEM), o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos de Sâo Paulo, Alexandre Baldy, confirmou a construção do Terminal Rodoviário Sul em Suzano. O cronograma de obras será definido após a conclusão do projeto executivo. Estevam também apresentou emenda à Lei Orçamentária 2020, garantindo recursos para a execução do Terminal.
O projeto está sendo elaborado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e representa uma busca antiga do deputado para a população de Suzano e região. "A cidade possui apenas o Terminal Norte, mas quem mora na região central e utiliza ônibus na área da rua Dr. Prudente de Moraes não tem nenhuma estrutura, como área de embarque e desembarque, segurança e cobertura adequada. A obra é urgente e necessária", defendeu Estevam.
A busca pela construção do Terminal Sul teve início em 2015, quando Estevam solicitou à EMTU estudos para realização do projeto. Atualmente Suzano conta apenas com o Terminal Norte, atendendo parte da população local. "Com o novo terminal, teremos uma área adequada para o embarque e desembarque de usuários das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, em um espaço de 5,2 mil metros quadrados", adiantou.
Estima-se que mais de 100 mil passageiros serão beneficiados com a iniciativa. Os investimentos chegam a R$ 16 milhões e incluem a interligação com os trens da CPTM. "Isso representa mais conforto, comodidade e segurança para todos que dependem do transporte público. Iniciamos esta luta e vamos até o fim", reiterou o deputado.
Passarela
O deputado cobrou ainda, durante a reunião, a construção da segunda passarela de pedestres na estação da CPTM de Suzano. Um equipamento que, para o parlamentar, já deveria ter sido instalado. "O equipamento já está autorizado pelo governo do Estado e tem inclusive projeto em tramitação. Mas, assim como o Terminal Sul, está atrasado e precisa de uma solução rápida e definitiva", afirmou. Segundo o secretário Baldy, o Estado está em tratativas com a Prefeitura de Suzano para instalar o equipamento, garantindo acesso dos pedestres próximos à rua Benjamin Constant, até o bairro Parque Maria Helena, por cima da via férrea
da CPTM.