A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoverá neste sábado, a partir das 9 horas, a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O foco do encontro será apresentar com detalhes o Plano Municipal de Cultura, que acaba de ser aprovado na Câmara Municipal. O evento vai acontecer no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, tem entrada gratuita e é aberto a todos os interessados.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que o plano será apresentado de forma global e também debatido em rodas separadas, conforme os eixos temáticos presentes no próprio documento. "A intenção é que todos conheçam o plano um pouco mais a fundo. Depois faremos rodadas de apresentação, em que cada grupo vai eleger um mediador e ele vai falar quais impressões tiveram do plano, além de pensar em saídas e ações para que as metas sejam atingidas. E, ao final, vamos abrir o microfone para todos se manifestarem", explicou.
A previsão é que a conferência se estenda até as 14 horas. Após esse horário, o 6ª Salão de Artes, que ocupa a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do prédio e também a Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de SantAnna", no segundo andar do edifício, ficam abertos para visitação.
O Plano Municipal de Cultura visa estabelecer um planejamento de políticas públicas para o setor cultural em um período de 10 anos - 2020/2030. No dia 17 de julho foi realizada a última audiência pública sobre o tema, com a aprovação da minuta por parte dos presentes. A mesma minuta passou por aprovação do Comuc, retornou ao Executivo e foi enviada em agosto para a Câmara Municipal.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde a 3ª Conferência Municipal de Cultura será realizada, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro. Mais informações pelo telefone 4798-6900.
Profac
Durante a abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura, serão assinados os termos de publicação dos editais do Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac) referentes a 2020. A expectativa é financiar até 43 projetos culturais no próximo ano, com um orçamento total disponível para o fomento de R$ 720 mil.
Isso representa um crescimento significativo perante os números de 2019, em que 27 projetos foram financiados, com recurso total de R$ 425 mil. Os editais, que receberão inscrições a partir desta segunda-feira vão contemplar os seguintes segmentos: mostras e festivais, artes cênicas, artes visuais, cinema, vídeo e multimeios, transversalidade cultural, literatura e publicações, fotografia, música e patrimônio histórico. Haverá também editais destinados à seleção de entidades que vão auxiliar a Prefeitura na organização de eventos como a Semana do Hip Hop e o Festival de Culturas Negras.