A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Casa Aberta, irá abrir 756 vagas para cursos profissionalizantes que terão início no próximo ano. As pré-inscrições on-line estarão disponíveis a partir do dia 2 de janeiro, às 23h55 até o dia 5 de janeiro. Quem não tiver acesso à internet pode fazer a inscrição presencialmente nos dias 6 e 7. Podem se inscrever moradores da cidade com mais de 16 anos.
Estão disponíveis os cursos de: Manicure (48 vagas), Barbearia (50 vagas); Decoupage (36 vagas); Jardinagem (40 vagas); Panificação (100 vagas); Corte e Costura (50 vagas); Pintura em Tecido (12 vagas) e Cabelereiro (180 vagas).
Como o número de candidatos normalmente é superior ao de vagas, a Casa Aberta possui alguns critérios para seleção dos alunos, tendo em vista que o foco é a geração de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. São prioridades: beneficiários do programa Bolsa Família; classificação através de renda per capita da família; desempregados; pessoas que nunca fizeram cursos na Casa Aberta; pessoas que não se encaixam nos critérios anteriores. Pessoas em situação de vulnerabilidade encaminhados pelos serviços de acolhimento do município e reabilitação profissional por meio do INSS também têm preferência durante a seleção.
Após a triagem, os selecionados receberão uma ligação para comparecer na unidade e efetivar a matrícula. Deverão ser levados as cópias dos documentos (RG, CPF e Comprovante de Residência) no período determinado. O comprovante de residência deverá ser no nome do interessado. Em caso de menores de idade, o comprovante poderá ser no nome de um dos responsáveis.
Sebrae
Até 9 de janeiro de 2020 estão abertas as inscrições para o curso gratuito do Sebrae sobre empreendedorismo cultural e a inovação. A iniciativa é indicada para produtores e gestores culturais que desejam desenvolver seu potencial empreendedor explorando modelos de negócios inovadores, incluindo mecanismos de obtenção de receita ou apoio financeiro. No total, serão ofertadas 30 vagas, sendo 20% delas destinadas a candidatos que moram fora da cidade de São Paulo.
O programa, que conta com 30 horas de aulas presenciais e conteúdo complementar à distância, será dividido em quatro módulos, um por dia. Serão, no total, duas semanas de aulas. Todo o conteúdo do curso foi definido após um mapeamento do segmento. O levantamento diagnosticou que empreendedores culturais têm dificuldade para mensurar resultados, devido à elevada dependência e desconhecimento dos programas de fomento e de leis de incentivo.
Terá certificado de conclusão quem atingir 90% de frequência nas aulas.