Indignado com a quantidade de procura por vagas em creches e a dificuldade do ensejo de crianças na Educação Infantil, o vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue, protocolou requerimento questionando a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos sobre a demanda educacional não atendida. O município tem como obrigação, fornecer Educação Infantil em creche ou pré-escola, no entanto, em muitos casos, o pai ou responsável recebe a negativa da vaga, e, não sabendo a quem recorrer, deixa de efetuar a matrícula. Em outros casos, a criança é matriculada em local distante de sua moradia, o que prejudica a rotina dos pais.
Para o parlamentar, ter um planejamento estratégico permite garantir um diagnóstico regional e com isso ter um ponto de partida para tomada de decisões que priorizem formas de atender as necessidades das pessoas. Atualmente 2.200 crianças (números do dia 19/11/2019) aguardam por uma vaga, e apesar de novas unidades educacionais inauguradas, a quantidade de alunos se torna desproporcional em relação à quantidade de escolas. "Infelizmente a demora na espera por uma vaga atrapalha até mesmo a situação financeira de algumas famílias, já que algumas mães ficam impossibilitadas de procurar emprego por não terem com quem deixar os filhos" explica Renatinho.
O requerimento encaminhado ao executivo questiona se existem programas de planejamento estratégico, ou projetos de planejamento familiar, creches em construção, se a prefeitura possui condições de atender as crianças, hoje, matriculadas nas creches, em escolas de ensino fundamental e se há estudos para ampliação de escolas municipais. A prefeitura tem o prazo de até 15 (quinze) dias para se manifestar.