Na primeira semana da Campanha de Vacinação contra o Sarampo para jovens de 20 a 29 anos, a Secretaria de Saúde de Mogi verificou 329 cadernetas de vacina de pacientes nessa faixa etária, dos quais 92 receberam a dose e os demais estavam com o documento em dia. A vacina continua disponível em todas as unidades das 8 às 16h30.
No próximo sábado será realizado o Dia D da campanha, das 8 às 12 horas, em duas unidades: Jardim Universo e Jundiapeba. Desta vez o público prioritário, na faixa de 20 a 29 anos, que deve receber atualização da vacina tríplice viral - que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação e anotação pelas equipes de vacinadores.
Atualmente, Mogi das Cruzes está com 95 casos de sarampo confirmados e a grande maioria das vítimas não foi imunizada. "É muito importante que todos estejam com a caderneta em dia e, em caso de dúvida, basta procurar uma sala de vacina e receber as orientações técnicas necessárias", explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, mas é importante lembrar que a dose é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.
Em caso de dúvidas sobre a imunização contra o sarampo, a Prefeitura de Mogi orienta para que os moradores procurem uma unidade básica de saúde do município ou entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4798-6768.