Com o objetivo de desafogar o fluxo de pacientes das Unidades de Pronto atendimento (UPAs), o município de Mogi das Cruzes poderá contar com mais uma Unidades Básicas de Saúde (UBS) com horário estendido. As unidades do Jardim Camila e Vila Suíssa já trabalham, desde 2009, até as 22 horas e, para o ano que vem, a expectativa é de que a UBS do Jardim Aeroporto II também tenha horário estendido.
A medida traz um acréscimo de 700 consultas por mês em comparação com as outras unidades, que fecham às 17 horas. Além disso, com a extensão do horário de atendimento, a UBS recebe maior aporte do Ministério da Saúde.
Além de atender mais pessoas, a implantação do sistema tem o intuito de oferecer acessibilidade aos munícipes que têm dificuldades com horários vespertinos em razão do trabalho ou estudos. A medida que disponibiliza recursos do governo do Estado prevê que a população tenha acesso aos serviços básicos, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), recém-nascidos e gestantes, aplicação de vacinas, consultas pré-natal, entre outros procedimentos, durante os três turnos do dia.
(*Texto supervisionado pelo editor)