Quem passou pela avenida Pedro Romero, na Vila Suissa, na manhã de ontem, pôde perceber uma movimentação de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, em situação semelhante a de uma fiscalização de rotina. Trata-se, porém, de uma operação conjunta da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a Polícia Militar, em que está sendo testado um aparelho ligado ao sistema Detecta para verificação de veículos envolvidos em crimes ou com problemas referentes à documentação.
Fiscalizações como a vista ontem, em breve, se tornarão mais comuns, até que sejam consideradas parte da rotina da cidade, de acordo com a administração municipal, com o intuito de fortalecer ainda mais a tecnologia em torno do monitoramento veicular. "Os equipamentos ainda estão em testes, mas acreditamos que o trabalho será promissor", disse a administração municipal, em nota. Na operação de ontem, dois veículos foram flagrados com problemas com documentação e removidos ao pátio municipal.
Guardas responsáveis por estas operações utilizam um aparelho similar a um radar móvel, dedicado exclusivamente ao registro das placas dos automóveis que trafegam por determinadas vias, com o intuito de verificar a legitimidade do veículo e de sua respectiva documentação. Cerca de 200 metros à frente do primeiro ponto, um posto de controle, composto por outro grupo de viaturas, é formado com o intuito de abordar os veículos que constam irregularidades em seus documentos que passaram pela verificação do Detecta.
Ciemp
Mogi já possui sistemas de monitoramento para informar sobre atitudes suspeitas ou de risco, tanto veicular quanto de emergências, por meio do da sala de situação da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). O sistema foi ampliado e modernizado e o número de câmeras móveis passou de 32 para 78 e, o de fixas, de 96 para 206, totalizando 284 equipamentos em toda a cidade. O equipamento, operado 24 horas pela Guarda Municipal, é uma ferramenta importante para melhorar a segurança do cidadão, o monitoramento do trânsito e da Defesa Civil municipal.