Devido ao engajamento da Prefeitura de Santa Isabel em melhorar a política pública de coleta seletiva e reciclagem, o município foi uma das 12 cidades escolhidas para participar do "Cidade Recicleiros 2019/2020". O objetivo do programa é implantar a coleta seletiva nos municípios e ajudar o setor empresarial a estar em dia com a obrigação da logística reversa, assessorando as prefeituras na implementação da coleta seletiva inteligente e oferecendo às empresas resultados certificados de reciclagem de embalagens, pós-consumo com responsabilidade socioambiental e conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei nº 12.305/2010).
Com isso, a prefeitura receberá assessoria técnica e investimentos para implementar as ações previstas no Plano de Coleta Seletiva Inteligente, que visa melhorar os seguintes serviços de descarte, coleta, estruturação de processo produtivo e destinação
Além do tratamento dos resíduos, será criada uma conexão com o mercado para que os produtos possam ser reutilizados. Dessa forma irá gerar uma arrecadação em cima desses produtos, sem prejudicar a natureza.
Esses são apenas alguns dos benefícios que a participação no programa Cidade Recicleiros trará para Santa Isabel. "É uma importante conquista para o município de Santa Isabel, que vem buscando alternativas para a reciclagem e o descarte correto dos materiais, preservando a natureza", ressaltou a prefeita Fábia Porto (Repúblicanos).