Além da Operação Verão, lançada na terça-feira passada pela Prefeitura de Mogi com objetivo de envolver os órgãos responsáveis para minimizar os estragos causados pelas chuvas, principalmente entre os meses de dezembro e maio, a administração municipal também realizou uma séria de ações preventivas durante o período de estiagem, entre abril e setembro. Entre os destaques estão a limpeza de 1.002 unidades de bocas de lobo e de bocas de leão, 1.714 serviços de desobstrução de galerias de águas pluviais, a implantação de 571 metros de novas galerias e a roçada de 471,26 mil metros quadrados de córregos e valas.
A prefeitura ainda desenvolveu trabalhos de melhoria de drenagem e implantação de muros de gabião em Jundiapeba e no Botujuru, em locais que tinham problemas com as chuvas.
As estradas vicinais também receberam manutenção, com mais de 500 quilômetros atendidos. Dentro deste trabalho, as vias receberam 105 quilômetros nivelamento, 20 pontos de serviços de drenagem e 8 mil metros de limpeza de valetas.
A administração municipal também desenvolve programas para evitar que materiais inservíveis sejam descartados em locais inadequados e cheguem ao sistema de drenagem, córregos e rios. Durante este ano, a Operação Cata-Tranqueira recolheu 323,76 toneladas de materiais.
Já os três Ecopontos existentes na cidade - Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba - recolheram 4.320 pneus, 85 litros de óleo, 2.210 toneladas de entulho, 230 m³ de material reciclável, 568 kg de lixo eletrônico, 68 kg de pilhas e baterias e 1.614,23 toneladas de madeira.
Outra ação da prefeitura que deverá ter reflexos positivos durante o período de chuvas é a manutenção da cobertura verde da cidade, que neste ano passou a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Este trabalho integrado vai desde a análise de pedidos dos cidadãos, definição de serviços por um engenheiro agrônomo e a execução do trabalho. Foram realizadas 2.745 podas, 45 cortes drásticos e mais 3.444 metros cúbicos remoção residual.
"Tivemos muitas ações corretivas e preventivas no decorrer deste ano, tudo custeado pelo município. É um trabalho diário, constante", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), pelo telefone 153, ou com a Defesa Civil, pelo telefone 199. A população também pode ter acesso a informações referentes a ocorrências climáticas pelo SMS da Defesa Civil do Estado. Para isso, o morador deve encaminhar mensagem para o número 40199, informando o CEP do local de onde deseja as informações.
Também participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe, secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades civis e militares.