O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão do governo do Estado, irá verificar amanhã, radares em três municípios do Alto Tietê: Biritiba Mirim, Guararema e Ferraz de Vasconcelos.
Na primeira cidade, o trabalho será a partir das 10 horas nos equipamentos localizados na rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-88), na altura dos kms 70 e 68. Em Guararema, a vistoria será a partir das 13 horas, nos radares localizados na rodovia Henrique Eroles (SP-66), nos kms 88 e 62.
Já em Ferraz, os trabalhos começam às 10h30, no equipamento localizado na rua Godofredo Osório Novaes, altura do número 730, sentidos bairro-centro e centro-bairro. Na sequência, será realizada aferição na avenida Governador Jânio Quadros, altura do número 315, sentidos bairro-centro e centro-bairro.
Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo radar.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.
Em Biritiba e Guararema, a ação será realizada pelas equipes de fiscalização do instituto em São José dos Campos. Os equipamentos de Ferraz serão aferidos por funcionários da regional leste na capital. Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza operações de fiscalização rotineira em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, e botijões de gás, dentre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pelo qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para:
[email protected].