Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado oficialmente ontem, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou, no período da manhã, uma ação alusiva à data. Na praça da Independência, no centro, os munícipes puderam ser orientados sobre a doença e ainda realizar o exame de dextro que, por meio de uma amostra de sangue em aparelho digital, mostra a quantidade de glicose no sangue.
De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 147 pessoas foram atendidas na oportunidade, sendo que 15 foram encaminhadas para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização de exames complementares. Nestas pessoas em especial foi identificada alta taxa de açúcar, por isso é necessária uma investigação mais profunda com a coleta de exames e consulta médica, segundo a Pasta. Além disso, durante toda a iniciativa, os ferrazenses também tiveram orientações farmacêuticas e consultas de enfermagem.
"Sabemos que, para o diabético, é fundamental o controle da taxa de açúcar, bem como a utilização correta dos medicamentos conforme prescrição médica. Foram estas informações que procuramos passar nesta atividade, além de propagar a ideia de que é um diagnóstico que todos podemos evitar com bons hábitos. Este dia reforçou bem isto", disse a secretária municipal de Saúde, Kelly D'avila Hungria Cordeiro, sobre o objetivo de uma ação aberta no centro da cidade.
O diabetes é uma doença causada pela falta ou diminuição da produção de insulina, ou por sua atuação ineficaz. Existem as diabetes do tipo 1, 2 e gestacional. No município, os pacientes diabéticos são acompanhados por médicos clínicos e também generalistas. Esse público é incluído e também assistido na linha de cuidados oferecidos por equipes multidisciplinares que atuam na Saúde ferrazense. Para casos com complicações, o município possui o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que oferece atendimento com médico endocrinologista.