O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que irá visitar 134 mil residências em Mogi das Cruzes entre agosto a outubro de 2020 para a elaboração do novo Censo. O número é 1,5% maior que o registrado em 2010. A ação será feita em todo o país e faz parte da maior coleta de dados de desenvolvimento dos municípios e Estados que acontece a cada dez anos.
Essa será a décima terceira edição do Censo no Brasil. Na região, cerca de 480 mil casas serão visitadas nas dez cidades que compõem o Alto Tietê.
Diversos agentes do instituto seguirão até a maioria dos domicílios de cada município com o intuito de recolher informações sobre a situação de vida de cada família nos municípios. Os dados serão utilizados, entre outros coisas, para a definição de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais. A cidade que deve ter o segundo maior número de visitas será Itaquaquecetuba, com uma estimativa de 103 mil imóveis participantes da coleta de dados .O município de Suzano, que tem uma população de 297 mil habitantes, já possui uma estimativa de que 85 mil casas serão visitadas em três meses.
Já em Ferraz de Vasconcelos, aproximadamente 56 mil residências receberão os agentes, seguida por Poá (34 mil), Arujá (25 mil) e Santa Isabel (17 mil). Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis terão 10 mil, 9 mil e 5 mil domicílios visitados, respectivamente.
Durante as pesquisas, qualquer morador da casa poderá fornecer as respostas ao questionário que possui perguntas como escolaridade, emprego e renda, cor ou raça e outros aspectos dos brasileiros. Por meio do Censo, o Poder Público pode identificar áreas prioritárias de investimentos com saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice.
Há dois meses o IBGE realizou um processo seletivo com seis vagas para atuar como Coordenador Censitário Subárea (CCS) para o Censo 2020 nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquá, Mogi e Suzano, com uma vaga cada. De acordo com o instituto, outros processos devem ser feitos conforme a data do censo vem se aproximando.
(*Texto supervisionado pelo editor.)