A Escola Municipal do Ensino Médio (Emeb) João Geraldo dos Santos, em Itaquaquecetuba, inaugurou ontem uma cinemateca. O projeto faz parte do Programa Escola e Vida - 3ª edição, elaborado pelo Grupo Komedi, que conta com o patrocínio da MRS Logística S/A e o apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo do projeto é promover o acesso às obras literárias infantis e audiovisuais socioeducativas para crianças e jovens.
A escola recebeu uma estrutura com biblioteca, contendo 150 livros de diferentes obras editoriais infantis, inclusive em braile. A cinemateca é composta por 40 mídias de DVD socioeducativas, um projetor multimídia e um sistema de home theater e foi instalada dentro de uma sala, na Emeb João Geraldo dos Santos.
Antes da inauguração, o Grupo Komedi trouxe um artista que se utilizou da arte circense para apresentar um esquete sobre a história do cinema. Em seguida, um grupo de alunos, do 1º ao 5º anos, apresentou a peça teatral "Acidente na via férrea", cujo tema principal se referiu aos riscos de acidentes, das crianças que brincam em linhas férreas.
O representante do Grupo Komedi, Peterson Ricardo, relatou que a cinemateca é uma doação permanente. "O objetivo da Empresa MRS Logística S/A é democratizar o acesso aos bens culturais", explicou.
A diretora da escola, Angelita Maria de Souza, agradeceu a parceria com a MRS, bem como a presença de todos que prestigiaram o evento.
Representando a Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, da Semecti, Hélcio Viriato Autor Júnior, ressaltou que Secretaria de Educação está à disposição e que espera que outras unidades escolares também sejam contempladas. "Para nós, a cinemateca é uma conquista; reconhecemos e agradecemos a MRS e com certeza fortaleceremos a parceria ano a ano", disse.
Após o descerramento da fita inaugural, os alunos ganharam pipoca e assistiram a um vídeo com informações sobre segurança no trânsito, com enfoque nas linhas férreas, onde atua a empresa de transporte ferroviário de carga.
O secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, elogiou a iniciativa e agradeceu os parceiros. "Possibilitar aos alunos acesso à cultura é um incentivo à formação de um pensamento estético e crítico, além de unir cultura, aprendizagem e entretenimento", afirmou.