O Dia da Consciência Negra é celebrado hoje em várias cidades brasileiras. No Alto Tietê, eventos e discussões sobre o tema, que já estão ocorrendo, devem pautar a data, que busca refletir a inserção no negro na sociedade.
Em Ferraz de Vasconcelos houve o "6º Encontro da Africanidade - 2019". Foram dois dias de discussões sobre o assunto com reuniões no Centro de Integração a Cidadania (CIC) e no Centro de Arte e Cultura (CAC), no centro, anteontem e ontem, respectivamente.
No CIC, houve apresentações de dança dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professora Primorosa Jorge do Nascimento e Silvino Antunes, bem como a palestra da professora Marilene Frazão, que teve como tema "Atual Conjuntura do Povo Negro no Brasil".
Já no CAC o público pôde aprender mais com duas palestras, sendo uma do professor Alberto dos Santos, que falou sobre "Milton Santos: Negro Brasileiro, Cidadão do Mundo", e a outra ministração com a palestrante Enir Augusta de Paula, que ensinou sobre "Cultura Racista, Discriminação, Preconceito, Assédio Moral, etc. no Âmbito Escolar".
Mogi das Cruzes, mesmo não tendo feriado, tem programado para hoje a tradicional entrega da Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal e também evento nos períodos da tarde e noite no Centro Cultural. A partir das 14 horas haverá um bate-papo sobre a influência da cultura negra nos penteados atuais. Já das 19h30 acontecerá o Cine Debate Unegro, com exibição e debate sobre o filme "As Serviçais".
Festival
O 7º Festival de Culturas Negras também terá espetáculo do Programa de Ação Cultural (ProAC), como é o caso de "Amigos de Baobá", uma montagem teatral voltada ao público que será apresentada no Theatro Vasques, a partir das 15 horas amanhã. Nesse mesmo dia, haverá apresentação da peça "Nos Tempos da Gungunhana", que é baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanas. O festival terá ainda a participação do grupo Café Literário, e a exibição de outros títulos no espaço.