Com a proximidade do período de chuvas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou os trabalhos preventivos em toda a cidade. As atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos têm como objetivo evitar alagamentos em locais próximos a rios ou com risco de acúmulo de água.
"Nossa missão é evitar que enchentes e alagamentos afetem o município, melhorando as drenagens, o escoamento de água e a limpeza de guias e ruas", comentou o secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira.
Durante todo o ano, o órgão limpou e fez serviços de roçada em mais de 471 mil metros quadrados de córregos e valas. Mais de mil bocas-de-lobo foram reformadas e limpas e 71 novas caixas/galerias pluviais foram instaladas por toda a cidade.
Outros serviços foram reformas de caixas e galerias pluviais (710 unidades), implantação de rede de galerias pluviais (571 metros), implantação/manutenção de guias e sarjetas (793 metros), galerias de águas pluviais desobstruídas (1,7 mil metros). Os dados foram levantados até o dia 15 de outubro.
Em Jundiapeba, serviços de drenagem são feitos desde julho, com previsão para acabar em março, atendendo as principais ruas do distrito que podem sofrer com alagamentos.
Outra ação realizada na cidade é o Cuida Mogi, que integra o mutirão de zeladoria da prefeitura e trabalha para a prevenção de alagamentos e de acúmulo de água no verão. O programa atende a diversos bairros com serviços de drenagem, recapeamento, pintura de guias, melhorias em estradas vicinais e contenção de encostas.
A Secretaria de Serviços Urbanos fica na rua Júlio Perotti, 155, Jardim Armênia, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Quem quiser solicitar serviços de manutenção em áreas públicas pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral pelo telefone 156, pelo Facebook, pelo aplicativo eOuve ou pelo Whatsapp (11) 97133-1999.