Os candidatos que participaram da eleição para conselheiro tutelar de Suzano em outubro vão passar por um curso de capacitação a partir de amanhã, no Centro Unificado de Serviços (Centrus). As aulas são organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas). Esta é a última etapa do processo de definição dos dez novos membros titulares que atenderão nas duas unidades do município antes da diplomação e do início dos trabalhos.
No total, serão 20 horas-aula, divididas em quatro encontros, que ficarão a cargo da promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Suzano, Rita de Cássia Imashita Becca Sakai, do assessor da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, Carlos Araújo, e da vice-presidente do Comdicas, Jaqueline Ferreira. O curso conta com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A qualificação será oferecida a todos os 21 candidatos que concorreram ao pleito, quando 8,4 mil eleitores compareceram às urnas.
Os membros titulares e suplentes dos dois Conselhos Tutelares tomarão conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua aplicação; as atribuições do cargo; a produção de documentos, como ofícios, requerimentos e relatórios; o conceito de audiência concentrada; o Sistema de Garantia de Direitos; e outras leis que abrangem o trabalho na função. Para serem diplomados, os candidatos eleitos deverão ter frequência superior a 80% no curso, com chamadas realizadas no início e no fim das aulas.
A diplomação dos dez novos integrantes titulares está prevista para o dia 28, às 9 horas, no Anfiteatro Orlando Digenova (rua Benjamin Constant, 682, centro).