A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizam a palestra gratuita "Desconstrução da Masculinidade Tóxica", na terça-feira, a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores de Arujá.
Ministrada pelo psicólogo e sociólogo Flávio Urra, a palestra abordará violência doméstica, Lei Maria da Penha, mostrará formas para as pessoas saberem se estão em relacionamento perigoso, além de outros temas similares, como o programa "E Agora José?", que consiste em um grupo socioeducativo que trabalha com homens infratores da lei e objetiva reduzir a reincidência de casos. O projeto é coordenado pelo palestrante.
Em 25 de junho, a Secretaria promoveu outra palestra sobre a violência contra a mulher. Na data, a juíza Tatiane Moreira Lima, do Fórum Criminal da Barra Funda, relatou casos que atendeu e apresentou medidas capazes de contribuir para a reversão dos índices do Brasil, país que registra seis estupros por hora.
Durante a palestra "O Poder Judiciário e a Aplicação da Lei Maria da Penha", a magistrada apresentou o assunto como um iceberg em que a parte maior e mais estrutural é invisível e uma consequência do machismo cultural, do estabelecimento de padrões que banalizam o corpo feminino e da falta de capacidade do Estado para proporcionar acolhimento, atendimento adequado e, principalmente, soluções efetivas. A câmara fica na rua Rodrigues Alves, 51, no centro.