Iniciativa do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação de Arujá, o projeto Bombeiro Educador orientou 1,2 mil alunos do 5º ano das escolas municipais no ano. A solenidade de encerramento das atividades foi realizada na terça-feira passada.
Gestores e representantes das 19 unidades escolares participantes receberam certificados entregues pelo prefeito, comandante do 1º sub grupamento do 5ºGB da corporação, Marcus Cardaci; comandante do posto de Arujá, tenente Diego Tonon; secretária de Educação, Priscila Sidorco; e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adjalma do Carmo.
Segundo Cardaci, entre 2018 e 2019, 2,3 mil arujaenses foram alcançados pelo projeto, cujo objetivo é ensinar conhecimentos básicos de emergência, prevenção a incêndios e acidentes domésticos. "Lidar com crianças e jovens é sempre especial e o que a gente quer é que eles aprendam a se prevenir e transmitam esse conhecimento a seus familiares", destacou.
A secretária de Educação pontuou a relevância das parcerias para que os alunos tenham um aprendizado complementar: "Graças a essas parcerias - tanto com os Bombeiros quanto com a Polícia Militar (Proerd) e a Guarda Municipal (Guard)-, a gente consegue fechar um ciclo de prevenção e cidadania na educação. Só temos a agradecer pelo empenho de todos".
A importância do projeto também foi enfatizada pelo prefeito José Luiz Monteiro (MDB). "Nossa responsabilidade com o futuro das crianças é enorme. Felizmente, temos ações como essa, que permitem aos nossos estudantes ter uma base maior, de conscientização, prevenção e valorização da vida. Temos muito orgulho desse trabalho, por isso em nome da população agradeço a todos".