A Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique, recebeu na tarde de ontem a solenidade de encerramento do projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela EDP São Paulo, em parceria com a Secretaria de Educação de Suzano. Neste ano, a iniciativa percorreu 14 unidades de ensino da cidade, levando informação a mais de 5,5 mil crianças. Para 2020, a expectativa é de que o município mantenha mais uma edição do projeto.
O evento foi prestigiado por cerca de 200 alunos da própria unidade e da Escola Municipal Engenheiro Isaías Martinelli Gama, do Residencial Nova América, além de pais e comunidade escolar. As crianças prepararam apresentações musicais temáticas, voltadas à conscientização sobre o consumo de água e de energia elétrica e sobre a preservação do meio ambiente.
A cerimônia foi aberta pelo diretor-pedagógico Erly Pereira. Em sua fala, ele comemorou a conclusão de mais uma edição do projeto em Suzano. "A iniciativa estimula a nos tornar pessoas melhores e mais conscientes. Na escola, já colocamos em prática atividades como a nossa própria horta comunitária", disse. O diretor encerrou agradecendo o empenho de toda a equipe escolar, em nome da coordenadora de projetos da Educação, Rafaela Rodrigues, que também esteve presente.
Já o representante da EDP São Paulo, Valter Ebram, destacou a parceria de seis anos com a cidade. "O programa não se encerra aqui. Esta será uma missão para toda a vida. Combater o desperdício é uma responsabilidade permanente. Levamos este projeto a 25 cidades, mas acredito que Suzano seja a única a preparar um encerramento tão especial. Ano que vem, o município será novamente convidado a participar com muito carinho", afirmou.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, levou às crianças um recado do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL). "Nosso conselho é: cuidem do planeta. Seja em ações ou no trato com os colegas, façam diferente por um mundo melhor", disse ele, ao parabenizar os alunos, que também expuseram na escola diversos trabalhos temáticos. O encontro se encerrou com a apresentação da peça teatral "Por um futuro sustentável", do grupo Ciência Divertida.
O projeto
O Boa Energia nas Escolas visa sensibilizar e fortalecer o trabalho educacional, por meio do estímulo ao uso eficiente e seguro da energia elétrica, gerando mudanças de hábitos entre os alunos e em suas respectivas residências. O projeto contemplou reuniões de capacitação, recebimento de materiais e visitas à unidade móvel de ensino. Em seis anos de parceria, 67 escolas suzanenses já participaram da ação.