Os estudantes que hoje enfrentam o segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo o território nacional, recebem as apostilas com as questões de Ciências Exatas, a partir das 13 horas. Apesar da avaliação da semana passada ser considerada difícil, pelo cumprimento da Redação, as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias, na prova de hoje, também podem deixar os candidatos preocupados. Os portões abrem às 12 horas para os candidatos.
Mesmo com o nervosismo que muitas vezes é inevitável, os estudantes precisam manter o foco e a autoconfiança para se destacar nos exames. Este é o momento em que os inscritos têm a chance de conquistar bolsas parciais ou integrais nas universidades públicas, federais ou particulares.
Muitos se empenham nos estudos desde o começo do ano, se matriculando em cursinhos pré-vestibulares gratuitos ou com o pagamento de mensalidades. Alguns têm aulas intensivas apenas aos finais de semana e outros, em todos os dias úteis. Os alunos que, por alguma razão, não conseguiram comparecer ao primeiro dia de prova ainda podem fazer a segunda etapa hoje.
Neste ano, cerca de 34 mil inscritos devem participar dos dois dias do Enem no Alto Tietê, de acordo com os dados informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município com o maior número de participantes na região é Mogi das Cruzes, que tem mais de 10 mil candidatos.
Na semana passada, cerca de 8 mil pessoas realizaram a prova em diversos pontos do município. Somados com as demais cidades do Alto Tietê, o número de presentes ficou em torno de 26 mil, dos 34.215 inscritos gerais. Nesta quarta-feira, serão publicados os gabaritos oficiais e os cadernos com as questões. Os resultados serão divulgados em janeiro do próximo ano, em data a ser definida pelo Ministério da Educação.
* Texto supervisionado pelo editor.