Quatro arujaenses da rede municipal de ensino foram medalhistas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2019. Os participantes são da Escola Municipal Professora Dalila Franco Garcia da Silva.
Cursando o 5º Ano B, Thallys Camargo Diniz faturou ouro, e seu colega Lucas da Silva Oliveira, do 5º Ano C, conquistou a prata. No 3º Ano B, Paulo Henrique Viana Maciel e Lucas Oliveira da Silva, ganharam a medalha de prata.
A premiação dos alunos ocorreu nesta semana, na própria escola, com a presença das professoras, dos alunos, da assistente de direção Andréia Ferreira da Costa, Malu Paulino e Elis Angela Aparecida Rossi, do núcleo pedagógico, e a vereadora Ana Poli (PL).
Além de unidades de ensino particular e da Escola Municipal Professora Dalila Franco Garcia da Silva, a Etec Professora Luzia Maria Machado teve um estudante premiado pela OBA.
A olimpíada tem o objetivo de difundir o conhecimento e fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e demais ciências, sendo realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em todo o país desde 1998.
A OBA é uma iniciativa aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até aos do último ano do Ensino Médio. A olimpíada acontece dentro das próprias unidades escolares, com participação voluntária dos alunos.
A prova é realizada anualmente e consiste em um número variável de questões. Nos últimos anos, uma das perguntas de Astronomia tem envolvido uma atividade prática/observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova sendo constituída de dez questões, sete delas de Astronomia e três de Astronáutica.