Classificado para o programa de intercâmbio "Jovem Embaixador", o aluno Gustavo Diogo da Silva, de 17 anos, foi o único da região que conquistou a viagem com outros 50 estudantes paulistas para os Estados Unidos. Matriculado na Escola Estadual Sebastião Pereira Vidal, em Suzano, Gustavo tem um projeto social que arrecada alimentos e agasalhos para pessoas com necessidade que funciona há dois anos. O processo de classificação para o projeto possui sete etapas. Duas provas orais e escritas são feitas e respondidas em inglês. A viagem vai ocorrer em 8 de janeiro.
Gustavo contou que receber a notícia da classificação foi um dos momentos mais felizes da vida. "Quando meu pai me contou, eu nem imaginei, demorou um tempo para a ficha cair. Embora eu tivesse muita esperança, não imaginava que conseguiria passar em todas as provas", disse. A expectativa do estudante, agora, é conhecer uma nova cultura e aprimorar os conhecimentos do idioma.
De acordo com o pai, Lucas Diogo da Silva, 36, Gustavo sempre foi muito empenhado nos estudos. "Ele começou a estudar inglês com 9 anos e pelo estudo contínuo, hoje fala a língua com fluência. Receber a notícia da classificação foi muito gratificante para nós", completou.
E não foi apenas Silva que falou sobre a dedicação de Gustavo. A coordenadora do Núcleo Pedagógico de Línguas Estrangeiras, Márcia Buto, também afirmou que o aluno sempre foi um grande exemplo nos estudos. "No ano anterior o Gustavo também se candidatou, mas foi eliminado na semi-final. Apesar de muito triste, ele deu a volta por cima e estudou ainda mais para conquistar neste ano", disse. 
O programa é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano coordenado no Brasil pela Embaixada dos Estados Unidos. (T.M.)
Texto supervisionado pelo editor.