A empresa fabricante de máquinas agrícolas, Valtra, pertencente ao grupo AGCO, deve abrir mais cem vagas de emprego em 2020. A informação foi dada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), durante o evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizado na fábrica da Valtra. A programação foi coordenada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da prefeitura, Cláudio Costa, e pelo coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes, Rodrigo Garzi.
Durante o evento, Melo explicou que o Executivo mogiano e a empresa estão conversando no sentido de trazer desenvolvimento para a cidade, o que reflete a perspectiva de aproximar as empresas do poder público.
"Aprendi isso quando estive em missão oficial em Washington, onde ficou muito clara essa necessidade de juntar a empresa e o poder público. Estamos lado a lado com as empresas e com as universidades. Aqui, junto com a Valtra, estamos construindo um diálogo muito aberto dentro daquilo que nós podemos trabalhar, inclusive ela começa a trazer no próximo ano as colheitadeiras e os pulverizadores para a cidade, gerando mais de cem empregos", disse Melo.
O grupo responsável pela Valtra, a AGCO América do Sul, comunicou a consolidação da produção dos equipamentos de pulverizadores e colhedora de cana de açúcar na fábrica de Mogi, o que acarretará no encerramento de suas atividades na planta industrial em Ribeirão Preto, no interior do Estado. "A transferência das linhas de produção para a unidade de Mogi das Cruzes visa promover melhor absorção dos custos operacionais e maior eficiência no atendimento de nossos clientes", explicou a empresa, em nota, ainda sem determinar quando as atividades devem começar na fábrica mogiana.
Durante o evento, a empresa foi questionada sobre o número de vagas e também sobre uma possível data para começar a realizar a nova produção, mas informou que, por enquanto, não há previsão para a nova expansão da marca.
Tecnologia
O evento de ontem foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e teve a participação de representantes do ramo de tecnologia e inovação, que puderam acompanhar o trabalho realizado dentro da Valtra. A programação também contou com diversas apresentações e palestras sobre a tecnologia 4.0 dos tratores, com a indústria Valtra e a empresa multinacional Bosch.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, promover a conexão entre as empresas é um dos objetivos da prefeitura. "Este é o papel que a prefeitura tem feito diariamente e o Desenvolve Mogi, um projeto audacioso da prefeitura, que visa gerar dez mil oportunidades de trabalho e qualificar a mão de obra, tem promovido essa relação que tende a contribuir muito com o desenvolvimento da cidade'', disse.
Participaram também do evento o vice-prefeito Juliano Abe (MDB), o secretário de Agricultura, Renato Abdo, alguns membros do Polo Digital e representantes de empresas do ramo de tecnologia.
* Texto supervisionado pelo editor.