O primeiro dia de aula dos alunos que estudam na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, transferidos temporariamente para a Faculdade Piaget em razão do início das obras, começou ontem com boas expectativas de adaptação. Os estudantes disseram que, provavelmente, a adequação ao novo local não será demorada e que estão felizes com o ambiente atual de estudos. A reforma na Raul Brasil também começou ontem com a previsão de custeio estimada em
R$ 2,7 milhões para a construção de novas áreas administrativas, de estudo e convivência. A obra será paga por um grupo de empresas
Sobre a reforma, o aluno Tales Martins, de 14 anos, contou que está ansioso para ver o resultado final. "Aqui na Piaget teremos uma realidade totalmente diferente da Raul Brasil. Acho que as aulas serão bem legais e confesso que estou com boas expectativas para o fim das obras", disse. O estudante estava acompanhado pela mãe, Ana Cristina, 42, que afirmou ter gostado da estrutura da faculdade.
No horário de término das aulas, Giovana Borges Santana, 15, disse que também achou a faculdade muito bonita e totalmente diferente da Raul Brasil. "Eu estou muito animada por estar estudando aqui, o único problema é que não tem quadra de futebol e todas as aulas de educação física serão em sala", destacou.
Já o aluno Ismael França Lopes, 16, contou que a maioria dos estudantes que faz parte da turma dele compareceu nas aulas. "Todos os meus professores também compareceram e estão gostando muito da segurança e do ambiente. Estamos em fase de adaptação, mas tudo está acontecendo normalmente e com certeza logo estaremos mais confortáveis", concluiu.
Apesar das boas expectativas, alguns entrevistados citaram que as janelas da faculdade podem oferecer riscos aos alunos. "Minha filha gostou muito da faculdade mas, não só eu como outros pais, acham que as janelas deveriam ter grades para deixar os alunos mais seguros", afirmou a auxiliar de enfermagem Débora Rodrigues, 35. Questionada sobre o tema, a Secretaria do Estado de Educação informou que "a orientação transmitida aos responsáveis pela Faculdade Piaget foi para manter todas as janelas fechadas nos períodos de aulas". As intervenções na Raul Brasil devem ser finalizadas em março.
(*Texto supervisionado pelo editor)