Uma sindicância foi instaurada esta semana pela Santa Casa de Misericórdia de Guararema para investigar por que uma ambulância foi usada para transportar fardos de bebidas. Um vídeo gravado durante a ação, no último sábado, foi compartilhado nas redes sociais e indignou por parte da população, que até então não tinham conhecimento do que estava acontecendo.
De acordo com a direção da entidade, funcionários participaram de forma voluntária de um evento beneficente com a venda de produtos, justificando que a arrecadação das vendas foi revertida para o hospital. Na ocasião, a Santa Casa foi responsável pela venda de bebidas na festa e havia uma ambulância disposta a atender qualquer ocorrência durante evento.
Ao transportar um paciente até o hospital, uma das pessoas que estava na barraca pediu para que alguns fardos de bebidas fossem levados ao evento dentro da ambulância, já que era caminho para a festa beneficente. Foi nesse momento que o vídeo foi gravado. A diretoria do hospital teve conhecimento do vídeo no domingo de manhã.
O órgão também afirmou que o atendimento não foi prejudicado por conta da situação. "Reconhecemos e lamentamos o erro, por isso instauramos uma sindicância para apurar os fatos e identificar as responsabilidades. Apesar de errônea, a ação não colocou em risco o atendimento prestado na área da festa, nem tampouco as demais demandas e rotina da instituição".
Por mês, uma média de 8 mil pessoas são atendidas pela entidade, que sobrevive com repasses de órgãos públicos e voluntariado. A entidade garantiu que são essas as ações que permitem que o atendimento continue sendo realizado 24 horas por dia.
A reportagem do Dat questionou a administração municipal sobre a situação, mas foi informada que, "como se trata de uma entidade filantrópica, com administração própria e subvencionada pela prefeitura, o posicionamento acontece por meio da Santa Casa".