Os municípios começaram ontem a primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, que vai até o dia 25 de outubro. As cidades de Suzano e Ferraz de Vasconcelos já possuem, juntas, a expectativa de vacinar cerca de 30 mil crianças. Na região, até o momento, 166 casos de sarampo foram confirmados.
Durante a primeira etapa, devem ser imunizadas todas as crianças ainda não vacinadas de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O dia "D" de mobilização nacional será no dia 19 de outubro.
Em Suzano, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem a meta de vacinar 95% do público-alvo nesta primeira fase da campanha, o que corresponde a imunizar 18 mil crianças. O município possui 18 casos confirmados de sarampo e 85 esperando resultados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, a expectativa é que até o final da campanha devem ser vacinadas pelo menos 12 mil crianças no município. Atualmente, Ferraz possui 16 casos positivos de sarampo e 113 aguardando por avaliação.
Os municípios de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá não informaram quais são as expectativas das cidades para vacinar as crianças que ainda não realizaram a imunização. Mogi continua sendo a cidade com mais casos positivos: 44 confirmados até o momento. Poá teve 51 notificações, sendo sete casos confirmados e quatro descartados; as outras 40 notificações continuam em análise.
Segundo a prefeitura de Itaquaquecetuba, o número de crianças a serem vacinadas no município não esta consolidado e deve sair somente nesta sexta-feira, junto com um balanço da imunização. O município é a segunda cidade com o maior número de pessoas confirmadas, tendo atualmente 37 casos.
A mãe mogiana, Bruna Larissa Avelina do Carmo, de 22 anos, disse ontem que estava levando a filha para tomar a vacina, pelo grande números de casos que vem aparecendo no município e na região. "Nós precisamos cuidar dos nossos filhos, nunca se sabe quando a criança pode pegar a doença e aqui em Mogi os casos estão bem altos, por isso trouxe minha filha para tomar a injeção'', afirmou.
Nos outros municípios, como Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel, a campanha também está sendo realizada. Os últimos dados atualizados sobre a doença, somam 44 casos confirmados, sendo, respectivamente, 14 pessoas em Arujá; oito em Biritiba Mirim; 17 em Guararema; nenhum em Salesópolis e cinco em Santa Isabel.
* Texto supervisionado pelo editor.