Há mais de dois meses internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, o provedor da Santa Casa de Misericórdia Mogi das Cruzes, Austelino Pinheiro de Mattos, faleceu na manhã de ontem, devido a complicações de saúde. O velório do administrador começou ontem à noite no Cemitério Parque das Oliveiras e o sepultamento está marcado para às 11 horas de hoje.
Aos 78 anos, Pinheiro de Mattos estava desde 2017 como responsável pela Santa Casa, que atravessa grandes mudanças em sua estrutura, muitas destas conquistadas com seus esforços, como as obras de ampliação e modernização da maternidade da unidade de saúde, que estava sendo viabilizada.
Administrador de formação, trabalhou em empresas na região como a Aços Villares, foi professor na Universidade de Mogi das Cruzes e era um empresário reconhecido na cidade de Mogi das Cruzes e na região do Alto Tietê. Pertencia a Loja Maçônica "União e Caridade IV" nº 910 de Mogi das Cruzes, onde foi Venerável Mestre.
Na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes atuou como membro da mesa provedora, foi tesoureiro, diretor administrativo e destacou-se em suas duas gestões à frente da Provedoria da Entidade.
Em nota, a Santa Casa disse que Pinheiros Mattos deixa um exemplo de gestão já que conseguiu manter um equilíbrio financeiro e iniciar diversos projetos na área assistencial, recursos humanos, captação de recursos e treinamento.
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB) lamentou o falecimento do provedor da Santa Casa de Mogi e disse que Pinheiro Mattos era determinado a buscar soluções, parcerias e projetos capazes de contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição. "Os meus mais sinceros pêsames aos familiares e minha gratidão pela sua enorme contribuição e pelo espírito solidário, que certamente deixa um belo exemplo para as futuras gerações", concluiu o prefeito Melo.
O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) também se pronunciou sobre o falecimento por suas redes sociais e disse que Pinheiro Mattos segue deixando para todos o exemplo de mogianidade.