Durante o passeio a pé pelo Centro Histórico do sábado de manhã, serão visitados o Casarão do Carmo, Pinacoteca, Museu dos Expedicionários, Centro Cultural e Igrejas do Carmo. Também no sábado, será possível participar de uma oficina de fotografia lambe-lambe, das 10 às 13 horas e visitar a exposição de arte sacra da Igreja do Carmo. Nessa última, o visitante poderá ainda apreciar esculturas assinadas pelo artista plástico Maurício Chaer, que estão expostas nos jardins da Igreja.
Das 15 às 22 horas, os adeptos dos jogos de RPG poderão participar de rodadas inspiradas em momentos e personagens históricos de Mogi das Cruzes, que será no Centro Cultural e contará com narradores e equipe especializada.
Já às 16 horas, no casarão neoclássico da rua Coronel Souza Franco, onde em breve será inaugurado o Museu Virtual da Educação (Muve), acontecerá o lançamento do livro "O Casarão da Coronel e Suas Histórias", assinado pela jornalista e escritora Vanice Assaz, que estará disponível para uma tarde de autógrafos.
No domingo pela manhã haverá city tour, com visitação ao Casarão do Chá. Também no domingo, das 9 às 12 horas, acontecerá o Mogilínguas Tour, um outro passeio a pé pelo Centro Histórico, em que serão visitados o Casarão do Carmo, Pinacoteca, Museu dos Expedicionários e Centro Cultural, com o diferencial de que toda a apresentação dos espaços será feita pelo guia de turismo em inglês.
Outra opção é o passeio de bicicleta pelo Centro Histórico, que acontecerá das 9 às 13 horas e com um coordenador de grupo especializado em ciclismo.Também no domingo, serão repetidas a oficina de fotografia lambe-lambe e a visitação à exposição de arte sacra da Igreja do Carmo.