Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, está realizando o Outubro Educação, mês dedicado a apresentação de projetos e ações que fazem da educação mogiana um referência de qualidade. Na próxima semana, haverá a entrega do Prêmio Mogi: Educador por Excelência, a Mostra de Vídeos Ambientais e a formatura da Escola de Empreendedorismo e Inovação. Desde o início do mês, uma série de eventos reuniu alunos, educadores e pais.
Na quinta-feira passada foi a vez da comemoração dos dez anos do programa Escola de Tempo Integral e ontem teve início o 4º Concurso Gastronômico do Crescer, no Crescer da Vila Natal. Dez receitas foram inscritas na categoria Mestre Confeiteiro para pratos doces e 15 na Mestre Cuca para receitas salgadas. A semifinal será no dia 18 e os vencedores serão conhecidos no dia 25.
A programação da próxima semana começa com uma homenagem aos professores. No dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia dos Professores, será entregue a terceira edição do prêmio Mogi: Educador por Excelência, no auditório do Cemforpe. Mais de 50 trabalhos estão entre os semifinalistas nas categorias de professores (Ensino Fundamental e Educação Infantil) e gestores.
O lançamento do novo game educacional da Secretaria de Educação foi reagendado, passando de 16 para o dia 24 de outubro. No dia 17, acontece a Mostra de Vídeos Ambientais, uma parceria da Pasta com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a formatura da Escola de Empreendedorismo e Inovação, que abrirá inscrições para novos cursos. Encerrando a semana, a cidade recebe o 3º Congresso Internacional de Educação Especial, promovido pelo Grupo Fazer o Bem. A programação completa está disponível no site da prefeitura.
Desde a segunda-feira passada, os alunos tiveram a oportunidade de visitar outras escolas e participaram de oficinas de jogos, flagfootball, judô, karatê, mostras culturais, gincanas, apresentações em inglês e de teatro, música, capoeira, basquete, dentre outras. Anteontem, nos três períodos, o palco das apresentações foi o Cemforpe, onde as diretoras das 29 escolas integrantes do programa também foram homenageadas. Na rede municipal de ensino mogiana são atendidos 47.280 alunos, sendo 23,5 mil em período integral.
"Quero esse orgulho que sentimos hoje seja compartilhado com todos os alunos da rede municipal. Estamos construindo novas unidades neste conceito do período integral e temos o compromisso de promover um processo evolutivo da Educação, com o lançamento do material didático próprio e a aquisição de tablets e chromebooks para que nossos alunos estejam mais bem preparados", disse o vice-prefeito Juliano Abe (MDB).