A inauguração do Museu Virtual da Educação (Muve) sofrerá atraso e deverá acontecer no próximo ano. Isso porque, a administração municipal aguarda a renovação do contrato junto ao Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania para dar andamento na instalação dos equipamentos.
A última previsão da prefeitura era de inaugurar o prédio ainda neste ano, no mês de novembro. Antes disso, a data programada de inauguração era setembro deste ano. Não há data específica marcada para a inauguração no ano que vem.
De acordo com a Secretaria de Educação, os equipamentos que farão parte do Muve, prédio localizado na rua Coronel Souza Franco, 917, já foram adquiridos e estão à disposição para serem instalados, assim que a assinatura de renovação junto ao FID for concluída. A licitação para a instalação dos equipamentos teve como vencedora o estúdio Preto e Branco.
Como o nome mesmo já diz, o Muve terá uma estrutura completamente digital, com computadores, mesa interativa, monitores touch screen, mobiliário e decorações específicas. Ao todo, serão seis salas que abordarão temas como Meio Ambiente, Turismo e Manifestações Culturais.
O Muve será instalado no antigo casarão da Coronel, de estilo neoclássico. O prédio foi desapropriado pela prefeitura em 2011 porque enfrentava más condições de conservação.